Umbanda
A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. É considerada uma "religião brasileira por excelência" com um sincretismo que combina o Catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.
A religião surgiu no território que hoje faz parte do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro.
O dia 15 de novembro, já considerado pelos adeptos como a data do surgimento da Umbanda, foi oficializado no Brasil em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.
Em 8 de novembro de 2016, após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a Umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais, por meio de decreto.
Ancestralidade
A raiz de umbanda cruzada do Terreiro/choupana Ogum Beira Mar e Sereia Yara iniciou com o Dirigente Espiritual/Cacique Jose Maria do Ogum da Lua no bairro Cefer em Porto Alegre em torno de 1950, sua descendência foi a Cacique Ieda do caboclo Supremo da Montanha, conhecida hoje como Mãe Ieda Ogum da Nação de OYO - Porto Alegre RS, depois foi a Cacique Geneci da cabocla Oxum - Porto Alegre RS, depois foi o Cacique Breno do Ogum Guerreiro - Porto Alegre RS, depois foi a Cacique Eva de Xango do Fogo - Esteio RS -, que coroou o caboclo Ogum Beira Mar na data 05/2002 do Dirigente Espiritual /Cacique Charles e cabocla Sereia Yara na data 05/2002 da Dirigente Espiritual/Cacique Michelle.
Clique aqui para conhecer alguns dos pontos cantados no terreiro.
O Terreiro/Choupana foi fundada no dia 17/11/2006 na Afrobras - RS, sede própria desta instituição religiosa localiza-se, na Rua João de Azevedo Barbosa Filho 33, bairro São José, Canoas - RS.