Kimbanda
Kimbanda é um conceito religioso de origem afro-brasileira, presente na Umbanda, ainda controverso quanto a sua real definição na atualidade. Por vezes, é classificada como uma religião autônoma.
É identificado por alguns como o lado esquerdo da Umbanda, ou seja, que tem todo conhecimento do mundo astral, inclusive do lado aposto da luz, e que podem ajudar a fazer o bem. Suas entidades vibram nas matas, cemitérios, ruas, praças e encruzilhadas, também conhecidos como "Povo da Rua" e abrangem os mensageiros ou guardiões Exus e Pombagiras.
A palavra "Quimbanda" (Kimbanda) vem da palavra africana em Bantu que significa "curador" ou "shaman", também se refere a "Aquele que se comunica com o além".
Ancestralidade
A raiz da Quimbanda do Bassé Cigano 7 do Oriente e Cigana Celoí iniciou com o Dirigente Espiritual/Cacique Jose Maria do Ogum da Lua no bairro Cefer em Porto Alegre em torno de 1950, sua descendência foi a Cacique Ieda do Exu Rei 7 Encruzilhada, conhecida hoje como Mãe Ieda Ogum da Nação de OYO - Porto Alegre RS, depois foi a Cacique Geneci do Exu Sol e Lua e Maria Quitéria - Porto Alegre RS, depois foi o Cacique Breno do Exu Rei Tiriri e Padilha do Cruzeiro - Porto Alegre RS, depois foi a Cacique Eva da Rainha do Cruzeiro e Veludo - Esteio RS -, que aprontou o Cigano 7 do Oriente na data 08/2002 do Dirigente Espiritual/Cacique Charles e Cigana Celoí na data 08/2006 da Dirigente Espiritual/Cacique Michelle.
Clique aqui para conhecer alguns dos pontos cantados no terreiro.
O Terreiro foi fundada no dia 17/11/2006 na Afrobras - RS, sede própria desta instituição religiosa localiza-se, na Rua João de Azevedo Barbosa Filho 33, bairro São José, Canoas - RS.